
Kihon
O Age Uke é uma defesa alta, executada com um movimento ascendente, geralmente ao avançar da base Zenkutsu-Dachi.
O antebraço bloqueia de baixo para cima. A mão que fará o bloqueio começa com os dedos virados para cima e, no momento do contato, o antebraço gira, com os dedos terminando virados para o adversário. O antebraço que efetua a defesa faz um caminho ascendente diagonalizado, não subindo paralelo ao solo.
Os antebraços se cruzam em frente ao rosto, formando um "X", com o antebraço que efetuará a defesa por fora. A parte externa do antebraço é usada para bloquear.
No final, o antebraço não fica paralelo ao solo, mas sim inclinado com o pulso mais alto que o cotovelo e a uma distância de um punho da testa. O tronco, ao final do movimento, deve estar semivoltado à frente (Hanmi).
Mantenha o cotovelo da sua defesa dobrado em um ângulo de 90 graus.
Complete a defesa com o antebraço a cerca de 10 centímetros da testa.
O punho deve estar apertado no momento do bloqueio, e os músculos abdominais devem ser fortemente contraídos. Essa tensão deve ser transmitida para os músculos ao redor da axila e para o braço que bloqueia.
O cotovelo deve ser elevado até a altura da orelha e mantido próximo a ela.
Evite levantar demais o cotovelo da defesa, pois isso pode enfraquecer os músculos da axila e tornar o bloqueio menos eficaz.
A outra mão (que não está bloqueando) é recolhida para a altura da cintura, formando um punho apertado. A puxada forte e rápida deste braço contribui para a potência da defesa.
A técnica deve ser executada de forma decisiva, com o corpo em movimento coordenado.
A rotação do quadril é fundamental para adicionar força ao bloqueio.
Este bloqueio é utilizado para contra-atacar golpes direcionados acima do plexo solar.
Se for executado de forma que o cotovelo atinja o queixo ou a axila do oponente, pode se tornar um golpe finalizador.
RECOMENDADO