
Kata
Heian é a série de katas iniciais que significa "paz e tranquilidade". Este é o Heian Shodan, o primeiro kata da série Heian, que é da faixa branca. Possui 21 Kyodos (movimentos). Os Kiai (gritos de energia) ocorrem nos movimentos 9 e 17. O tempo estimado para a execução é de aproximadamente 40 segundos.
Este kata é composto por técnicas básicas de bloqueio – bloqueio para baixo, bloqueio ascendente de nível superior e bloqueio de nível médio com as costas da mão de espada – e o soco direto de nível médio. As bases utilizadas são a base frontal (Zenkutsu-Dachi) e a base recuada (Kokutsu-Dachi). O kata também inclui um método para contra-atacar quando o punho é agarrado por um oponente forte. A coisa mais importante a dominar neste kata é a inversão de direção e os movimentos das pernas.
Movimento 1 (Hidari Gedan Barai): Virando para a esquerda, o pé esquerdo avança meio passo ao longo da Linha 1. Simultaneamente, o punho esquerdo balança para baixo, como um pêndulo, em um movimento circular que começa acima do ombro direito, centrado no cotovelo esquerdo, e bloqueia a uma distância de quinze a dezoito centímetros acima do joelho esquerdo. O punho direito é puxado para trás, acima do quadril direito. O joelho esquerdo é flexionado, e a perna direita é completamente esticada. O tronco deve manter a postura padrão do bloqueio para baixo. No momento do bloqueio, o rosto está voltado para frente, o abdômen inferior contraído, e o braço esquerdo totalmente esticado para um bloqueio forte. O corpo assume uma postura de meio-frente (Hanmi) à direita.
Movimento 2 (Migi Chudan Oi-Zuki): Girando no pé esquerdo, avance com o pé direito ao longo da Linha 1. Simultaneamente, o punho esquerdo, que bloqueou no movimento anterior, é puxado para o quadril esquerdo, enquanto o punho direito é impulsionado para fora em um ataque de nível médio, em um movimento rotativo até que a palma da mão esteja voltada para baixo. O corpo assume uma base frontal (Zenkutsu-Dachi). A mesma força deve ser aplicada simultaneamente aos punhos que recuam e atacam.
Movimento 3 (Migi Gedan Barai): Girando no sentido horário no pé esquerdo em 180 graus, o pé direito avança para o ramo direito da Linha 1. Durante o giro, a mão direita, que foi usada no ataque, bloqueia para baixo vindo de cima do ombro esquerdo. O corpo assume a base frontal, com os dedos do punho direito voltados para baixo. Este movimento deve ser executado como uma unidade única e rápida.
Movimento 4 (Uraken): Recue simultaneamente a perna direita e o punho. Neste movimento, descreva um grande arco com o punho direito, passando pela frente do ombro esquerdo, continuando pela frente da testa, e parando com o braço estendido ao nível do ombro. A perna direita é recolhida e esticada. A intenção aqui é liberar o punho de um possível agarramento do oponente após o bloqueio para a direita e atacar seu rosto ou antebraço.
Movimento 5 (Hidari Chudan Oi-Zuki): Avance com o pé esquerdo ao longo do ramo direito da Linha 1 e ataque no nível médio com o punho esquerdo, recolhendo simultaneamente o punho direito para o quadril.
Movimento 6 (Hidari Gedan Barai): Girando no pé direito, avance um passo ao longo da Linha 2 e execute um bloqueio para baixo a partir da base frontal.
Movimento 7 (Jodan Age-Uke): Abra a mão esquerda e eleve-a para uma posição em frente à testa, com o cotovelo esquerdo levemente flexionado e a distância entre as costas da mão elevada e a testa de cerca de quinze a dezoito centímetros.
Movimento 8 (Jodan Age-Uke): Avance com o pé direito ao longo da Linha 2 e estique as pernas. Ao mesmo tempo, toque o cotovelo esquerdo com as costas do punho direito, virando as costas do punho esquerdo para frente, e então, cruzando os punhos, puxe a mão esquerda para o quadril e leve o punho direito para cima, para a testa, em posição de bloqueio. O oitavo movimento pode ser usado como um bloqueio contra um ataque de nível superior.
Movimento 9 (Hidari Jodan Age-Uke): Avance com o pé esquerdo ao longo da Linha 2. Simultaneamente, ao abrir a mão direita, que foi elevada à testa, e girá-la para que a palma fique para trás, leve as costas do punho esquerdo contra o cotovelo direito. Em seguida, cruzando os punhos, puxe o punho direito para o quadril e leve o punho esquerdo para cima, para a testa. Este movimento é a imagem espelhada do Movimento 8 e tem o mesmo significado. Execute o Kiai no momento final do movimento de levar o punho acima da testa.
Movimento 10 (Hidari Gedan Barai): Girando no sentido anti-horário no pé direito, avance para o ramo direito da Linha 3 com o pé esquerdo e execute um bloqueio para baixo para a esquerda. Este movimento é similar ao Movimento 1.
Movimento 11 (Migi Chudan Oi-Zuki): Avance com o pé direito ao longo do ramo direito da Linha 3 e simultaneamente execute um ataque frontal de nível médio com o punho direito. O movimento inteiro deve ser executado de forma contínua.
Movimento 12 (Migi Gedan Barai): Girando no sentido horário no pé esquerdo em 180 graus, retorne o pé direito em direção ao ramo esquerdo da Linha 3 e execute um movimento de bloqueio para baixo a partir de uma base frontal.
Movimento 13 (Hidari Chudan Oi-Zuki): Avance com o pé esquerdo no ramo esquerdo da Linha 3 e execute um ataque frontal de nível médio com o punho esquerdo. O significado deste movimento é idêntico ao do Movimento 5.
Movimento 14 (Hidari Gedan Barai): Girando no sentido anti-horário no pé direito, avance na Linha 2 e execute um bloqueio para baixo para a esquerda a partir de uma base frontal.
Movimento 15 (Migi Chudan Oi-Zuki): Avançando com o pé direito para continuar na Linha 2, execute um ataque frontal de nível médio com o punho direito.
Movimento 16 (Hidari Chudan Oi-Zuki): Avançando com o pé esquerdo, execute um ataque frontal de nível médio para a esquerda.
Movimento 17 (Migi Chudan Oi-Zuki): Continue dando outro passo para frente na Linha 2 com o pé direito (base frontal) e execute o ataque frontal de nível médio com o punho direito. Aplique mais força aqui do que nos Movimentos 15 ou 16 e dê o passo com a sensação de uma base mais ampla e firme. No momento do foco (Kime), execute um Kiai.
Movimento 18 (Hidari Shutô Uke): Girando no sentido anti-horário no pé direito, avance para a linha 1 em uma base recuada (Kokutsu-Dachi). Abrindo ambas as mãos, traga a mão de espada esquerda para a frente do ombro direito e estenda-a para frente como se a deslizasse ao longo do braço direito, recolhendo simultaneamente a mão direita na diagonal para a posição mostrada na figura. Este é o bloqueio de mão de espada de nível médio esquerdo (Chudan Shutô Uke). Esta é a técnica mais difícil do Heian Shodan e deve ser praticada com muito cuidado.
Movimento 19 (Migi Shutô Uke): Girando no pé esquerdo, avance para frente com o pé direito, movendo-se diagonalmente para longe do ramo esquerdo da Linha 1 (base recuada). Ao mesmo tempo, na imagem espelhada do Movimento 18, estenda a mão direita para a frente do ombro direito, mantendo o cotovelo levemente flexionado. A mão esquerda é mantida em posição horizontal na frente do plexo solar como proteção da região do tronco.
Movimento 20 (Migi Shutô Uke): Girando no pé esquerdo, avance para o ramo direito da Linha 1, assumindo uma base recuada. Estenda a mão direita para a frente do ombro direito, segure a mão esquerda em posição horizontal sobre o plexo solar e vire o rosto para a direita, alinhando-o com a mão direita.
Movimento 21 (Hidari Shutô Uke): Sem mover o pé direito, avance com o pé esquerdo, movendo-se diagonalmente para longe do ramo direito da Linha 1, para uma base recuada e execute um bloqueio de mão de espada de nível médio para a esquerda.
Yame: Ao comando de "Yame", recue o pé esquerdo para a Linha 1, forme punhos com ambas as mãos e retorne a uma postura similar à de "Yoi". A postura de "Yame" deve ser assumida com calma e sem pressa. Os pontos de início e fim, as posições de "Yoi" e "Yame", devem sempre coincidir no mesmo ponto no chão.
RECOMENDADO