
Kata
O nome Kanku Dai significa "contemplar o céu". Este kata possui 65 Kyodos (movimentos). Os Kiai (gritos de energia) ocorrem nos movimentos 16 e 65. O tempo estimado para a execução é de aproximadamente noventa segundos.
Este é um dos katas mais longos do karatê e é amplamente conhecido como a "Forma de Combate contra Oito Inimigos", pois abunda em variações. É um dos katas favoritos de Gichin Funakoshi. Se dominado, permite defender-se contra vários oponentes ao mesmo tempo. No Kanku Dai, as defesas e chutes são principalmente no nível da cabeça (Jodan), em contraste com o Kanku Sho, que se concentra mais no nível médio.
Regulando a respiração (Movimentos 1-2): Estes movimentos servem para regular a respiração. Eles também têm o propósito de mostrar que o praticante está desarmado e de proteger a virilha. A sensação é de descrever um grande círculo que representa o céu.
Ações de defesa e ataque: O kata ensina a lidar com uma variedade de ataques de vários oponentes, vindos de quatro ou até oito direções. Nele, há técnicas de ritmo rápido e lento, dinâmica de força, e expansão e contração do corpo.
Mudanças de direção, saltos e quedas (Movimentos 62-63): Também devem ser dominadas as mudanças de direção, os saltos e as idas ao chão. A linha de movimento é em forma de "I", mas com a linha vertical estendendo-se acima da linha horizontal superior.
Transições rápidas (Movimentos 10-11): Sem mover a parte superior do corpo, puxe o pé esquerdo diretamente para baixo do corpo. Contra-ataque com um chute lateral e um golpe de back-fist ao mudar de direção. Isso é similar ao Movimento 7 do Heian Nidan.
Uso eficaz do cotovelo (Movimento 55): Com o braço direito torcido para a direita sobre o ombro direito, use o cotovelo como centro do movimento e vire a parte superior do corpo para a esquerda e para frente. A perna direita é o pivô. Mova a perna esquerda para frente. Isso é útil quando o braço direito foi agarrado pelo oponente. Em vez de tentar libertá-lo, mova o corpo em torno do braço direito.
Táticas evasivas (Movimento 38): Após um salto para frente, apoie o peso corporal na perna direita flexionada. Leve o pé esquerdo para trás do tornozelo direito para a base de pés cruzados (Kosa-dachi). Ao mesmo tempo, estenda a mão esquerda, como se fosse agarrar algo, e puxe-a para o quadril. Golpee para o nível superior com o back-fist direito, como se o deslizasse do abdômen para o peito. Os movimentos das mãos e dos pés devem ser simultâneos. Isso é similar ao Movimento 13 do Heian Yondan.
Força e equilíbrio: A execução dinâmica do kata requer três regras: uso correto da força, velocidade apropriada das técnicas e expansão e contração do corpo. A beleza, força e ritmo do kata dependem desses três fatores.
Posicionamento (Yame): Com a perna direita como pivô, vire para a direita. Ao girar a mão esquerda, como se fosse para um bloqueio de varredura, alinhe o pé esquerdo com o direito. Abaixe ambas as mãos naturalmente.
Kiai (Movimento 16): Quando a perna direita é levantada até a altura do joelho esquerdo para um chute lateral, o Kiai é executado.
Kiai (Movimento 65): No momento do salto final, antes do golpe de back-fist.
RECOMENDADO