
Kihon
O Mawashi Geri é um chute semicircular, geralmente desferido com a bola do pé (Koshi) ou o peito do pé (Haisoku). Mantenha o joelho alto durante a execução do golpe.
O movimento se inicia elevando o joelho da perna que irá chutar, já atrás do corpo, de forma que, ao passar pela lateral do corpo, a perna já esteja encolhida e paralela ao solo.
Gire a perna em um arco, de fora para dentro, usando o "snap" do joelho.
A perna que chuta deve girar em um arco grande ao redor do corpo em seu caminho até o alvo.
Mantenha a perna que chuta paralela ao chão no momento do impacto.
Geralmente, utiliza-se a bola do pé (Koshi) para golpear o alvo.
A ponta dos dedos deve estar forçada para cima.
O peito do pé (Haisoku) também pode ser usado, especialmente para atingir a virilha ou o queixo, mas é menos eficaz e pode ser doloroso se atingir uma superfície dura.
Imediatamente após o impacto, a perna deve ser puxada de volta, como em um movimento de chicote. Isso é crucial para retomar a estabilidade e evitar que o oponente segure a perna.
A potência do chute é amplamente gerada pela rotação forte e rápida dos quadris.
Ao girar os quadris, o pé de apoio tende a virar na direção da rotação. É fundamental que o pé permaneça firmemente em contato com o chão e se mova o mínimo possível.
Exerça pressão para impulsionar o quadril para cima no lado da perna de apoio. Isso ajuda a tensionar os músculos do abdômen e do quadril, essenciais para uma rotação suave e poderosa.
Alvos Comuns: Pode ser usado contra o rosto, pescoço, peito ou lateral do corpo do oponente.
Mantenha o corpo o mais ereto possível, impulsionando o quadril da perna de apoio para cima e para frente, e estufando o peito. Inclinar o corpo para frente ou para o lado durante o chute pode prejudicar o equilíbrio e a força.
Mantenha o joelho da perna que chuta bem alto, cerca da cintura, e o calcanhar próximo à parte de trás da coxa, para que o arco do chute seja o mais longo possível, resultando em um chute potente.
O joelho da perna de apoio deve estar ligeiramente flexionado, e o tornozelo e o joelho devem estar firmes e estáveis. O calcanhar da perna de apoio não deve se levantar do chão.
Existe também o Gyaku Mawashi Geri (chute giratório reverso), onde o pé começa à frente do corpo e descreve um semicírculo para fora em direção ao alvo.
Pode ser realizado de dentro para fora, mas essa técnica é mais difícil e recomendada apenas para alunos avançados.
Importância do Timing: O Mawashi Geri será ineficaz se o tempo do chute não estiver corretamente sincronizado com a rotação dos quadris. Mantenha o corpo em hanmi (posição de meio-frente) até que a perna que chuta esteja em posição e os quadris prontos para iniciar a rotação. Abandone a posição hanmi somente quando os quadris começarem a girar e o chute for impulsionado.
Recuperação: É um ataque poderoso, mas pode ser fácil perder o equilíbrio após o chute. Evite girar os quadris em excesso para poder retornar rapidamente à posição inicial sem expor as costas ao ataque do oponente.
RECOMENDADO