
Kata
O nome Sochin significa "fortaleza inabalável" ou "força serena". Possui 40 Kyodos (movimentos). Os Kiai (gritos de energia) ocorrem nos movimentos 28 e 40.
No Sochin, encontra-se grandiosidade, força e poder estável. É um kata que faz muito uso da base enraizada (Fudô-dachi), que é tão sólida que muitas vezes é chamada de base Sochin.
Características e Pontos Importantes na execução do Sochin:
Força e Estabilidade:
Quando a defesa é necessária, a base enraizada fornece uma base forte para resistir a ataques frontais, traseiros ou laterais.
As características do kata são melhor manifestadas quando executado lentamente, revelando uma certa imponência e poder.
O ritmo relativamente lento significa que os músculos são frequentemente levados de forma muito gradual de um estado de relaxamento total para uma tensão total.
No entanto, alguns movimentos exigem uma produção instantânea de força muscular.
Timing e Contra-ataques:
Um dos benefícios do kata é o desenvolvimento de um senso apurado de timing que permite ataques repetidos sem dar ao oponente tempo para um contra-ataque.
No Movimento 1, o bloqueio ascendente esquerdo é executado enquanto o pé direito desliza para frente para diminuir a distância. O bloqueio descendente contra o chute do oponente é iniciado ao mesmo tempo.
Os Movimentos 2-3 exemplificam um soco em estocada (Oi-zuki) após um bloqueio vertical com a mão de espada (Tate Shuto Uke). Para o bloqueio, estique o cotovelo e flexione bem o punho para que a palma fique para frente.
Nos Movimentos 5-6, após bloqueios simultâneos de níveis superior e inferior para os lados, deslize o pé direito para frente e assuma uma base enraizada baixa. Ao mesmo tempo, balance o punho direito de cima da cabeça para defender o próximo ataque.
Integração de Técnicas:
Nos Movimentos 24-25, na base recuada direita (Migi Kokutsu-Dachi), bloqueie com a mão de espada esquerda (Hidari Shuto Uke). Mantenha a base enquanto desliza para frente para um contra-ataque de mão lança (Nukite) à garganta.
No Movimento 25, use o pé esquerdo para um chute rápido na parte inferior do abdômen ou no plexo solar. O ponto mais importante é a fluidez do movimento deslizante dos pés.
Imperturbabilidade:
A execução do kata contribui para o desenvolvimento da imperturbabilidade mental necessária para o caminho das artes marciais e para a própria vida.
Nos Movimentos 27-28, após o chute, execute um bloqueio de torção com o punho direito contra o braço que ataca do agressor, simultaneamente a um chute frontal direito no plexo solar. Retornando à base enraizada direita, gire para a esquerda e bloqueie o soco dele de dentro para fora com o punho. Contra-ataque ao mesmo tempo com um soco de perto (Ura-zuki) no queixo ou garganta. Não deve haver pausas entre as técnicas, que só serão eficazes se executadas com precisão.
Nos Movimentos 28-30, contra um ataque de nível superior vindo por trás, gire os quadris para a esquerda e golpeie o braço que ataca do oponente com um chute crescente direito (Mikazuki Geri). Ao abaixar a perna que chutou para a frente, balance o punho direito em um grande arco de cima da cabeça para bloquear um ataque de nível inferior.
Foco na Força e Timing:
Nos Movimentos 35-38, bloqueie sucessivamente o soco em estocada de nível médio direito do oponente com o antebraço esquerdo (Ude Uke), de dentro para fora. Em seguida, bloqueie o soco inverso esquerdo (Gyaku Zuki) com um bloqueio de antebraço direito, de dentro para fora. Contra-ataque imediatamente com um chute estalado no plexo solar. Ao recolher a perna que chuta, o punho esquerdo pode ser usado para um golpe no corpo. Para usar corretamente os braços de bloqueio, gire os quadris sem mover os pés.
RECOMENDADO