
Kata
O nome Tekki Nidan significa "cavaleiro de ferro" ou "andar a cavalo", devido à ênfase na base Kiba Dachi (straddle-leg stance). O kata possui 26 Kyodos (movimentos). O Kiai (grito de energia) ocorre no movimento 20.
A linha de movimento do Tekki Nidan é uma linha reta, assim como no Tekki Shodan.
Posição Inicial (Yoi): Comece na postura natural com os calcanhares separados, mantendo os punhos cerrados naturalmente na frente das coxas. Esta postura é idêntica à postura Yoi do Heian Shodan.
Movimento 1 (Bloqueio Duplo): Ao girar a cabeça para a direita, sem mover o pé direito, o pé esquerdo passa levemente sobre o direito, cruzando as pernas. Os braços são dobrados nos cotovelos, levando os antebraços a uma posição horizontal com os punhos logo abaixo do nível dos mamilos. Esta base, com o peito protegido, é uma posição de prontidão contra um oponente à direita.
Movimento 2 (Bloqueio Médio com Rotação): Mantendo o pé esquerdo no lugar e dando um grande passo para a direita com o pé direito para a base Kiba-dachi, mova os antebraços para cima para levar ambos os punhos, com os dedos para baixo, ao nível do queixo. Em seguida, usando este impulso inicial, continue o movimento suavemente para um bloqueio médio com o punho direito (dedos para baixo), posicionando o antebraço esquerdo horizontalmente na frente do peito, com os dedos para baixo. A intenção é um bloqueio interno com o punho direito de um ataque vindo da direita e a proteção do peito com o punho esquerdo.
Movimento 3 (Ataque de Mão Aberta): Mantendo o pé direito no lugar e cruzando o pé esquerdo levemente sobre ele, virando-se para a direita, estique o braço direito para frente, balançando-o de dentro para fora, com os dedos para cima. Ao mesmo tempo, posicione a mão esquerda aberta levemente na parte interna do cotovelo direito. A mão esquerda fica logo abaixo do nível do peito. O braço direito é mantido reto, e o antebraço esquerdo é paralelo ao plano do peito. O significado é bloquear um ataque vindo da frente enquanto continua a encarar o oponente da direita.
Movimento 4 (Bloqueio Defensivo): Sem mover o pé esquerdo, dê um grande passo para a direita com o pé direito para a base Kiba-dachi. Ao mesmo tempo, mantendo a postura do tronco e da cabeça, balance o punho direito para fora, com os dedos para cima, mantendo a mão esquerda no cotovelo direito. O punho direito deve repousar ligeiramente acima do nível do quadril. Este movimento desvia um ataque de nível médio da direita com um bloqueio usando o punho direito.
Movimento 5 (Transição e Posição de Prontidão): Mantendo o pé direito no lugar, traga o pé esquerdo para junto dele e estique os joelhos para assumir a base de pés juntos. Ao mesmo tempo, vire-se para a esquerda e leve os punhos (dedos para baixo) ao nível do peito, com os cotovelos estendidos para os lados.
Movimento 6 (Bloqueio Lateral com Impulso): Continuando a virar para a esquerda e mantendo o pé direito no lugar, dê um grande passo para a esquerda com o pé esquerdo para a base Kiba-dachi e bloqueie para a esquerda. Comece o movimento do braço elevando ambos os antebraços (costas dos punhos para fora) para ganhar impulso e, em seguida, continue suavemente para um bloqueio de nível médio com o punho esquerdo (dedos para baixo), posicionando o antebraço direito horizontalmente na frente do peito (dedos para baixo). O objetivo é um bloqueio interno com o punho esquerdo de um ataque vindo da esquerda e a proteção do peito com o punho direito.
Movimento 20 (Kiai): O Kiai é executado neste movimento.
Yame: Ao comando "Yame", o kata é concluído. Lentamente, traga o pé esquerdo para dentro e retorne à posição Yoi.
RECOMENDADO