
Kata
O nome Unsu significa "Mão de Nuvem" ou "Mãos de Nuvem". Possui 48 Kyodos (movimentos). Os Kiai (gritos de energia) ocorrem nos movimentos 28 e 48.
No Unsu, há transformações constantes, simbolizadas pelo nome que significa "Mãos de Nuvem". Todas as partes do corpo são usadas como armas, com fintas e provocações levando a técnicas de combinação únicas e chutes multidirecionais. É um kata que ensina agilidade intrincada de mãos e pés.
Pontos importantes na execução do Unsu:
Características Principais: O kata envolve transformações incessantes, com saltos altos e baixos, deslizamentos, fintas e provocações em resposta aos movimentos dos adversários. Desenvolve leveza e rapidez, timing, ritmo e habilidades estratégicas.
Combinações Únicas: Uma das características únicas deste kata é a combinação que vai do bloqueio de punho "cabeça de galinha" (Keito Uke) para o contra-ataque de mão-lança de um dedo (Ippon Nukite). Outra característica é o uso habilidoso de chutes desferidos em várias direções.
Pré-requisitos: O Unsu é muito popular, mas para evitar parecer um espantalho tentando dançar, o karateka deve ter dominado previamente os katas básicos, principalmente Heian, Kankú, Empi e Jion.
Movimento 1 (Ryō Shō Yoko Ni Narabe Mune Mae - "Mãos de Boi"): A partir de uma posição relaxada com as mãos nas laterais, levante ambas as mãos e bloqueie um soco no queixo com as bases das palmas para cima e os punhos flexionados. Gire os punhos, agarre o braço que soca do adversário e puxe para o lado, desequilibrando-o. Outro uso desta técnica é empurrar ataques simultâneos das laterais, abaixando os quadris e usando a "mão de boi". Nesse caso, mantenha as palmas para frente (não para os lados).
Movimentos 2-3 (Age Uke com Gyaku Zuki / Uchi Uke seguido de Kizame Zuki e Gyaku Zuki): Abaixe as "mãos de boi" para os lados e use o punho "cabeça de galinha" para um soco defensivo e um soco. Faça isso enquanto desliza o pé para frente na base "perna de gato" (Neko Ashi Dachi), abaixando os quadris para proporcionar estabilidade.
Movimento 7 (Contra-ataque após Bloqueio): Após o bloqueio de punho "cabeça de galinha", contra-ataque no plexo solar ou coxa com o "punho de um nódulo". Use o estalo do antebraço com o cotovelo como centro do arco. O bloqueio deve ser executado com o punho "cabeça de galinha" caindo para baixo e o braço esticando para descrever um semicírculo.
Movimentos 16-17 (Chutes Voadores): Ao cair, incline o corpo para um lado (cerca de 45º). Caia no chão usando as duas mãos e o cotovelo direito, e em seguida, aplique o chute com o pé esquerdo. Imediatamente após recolher o pé que chutou, desloque a parte superior do corpo para o lado oposto, esticando o cotovelo direito para levantar o corpo e colocando o pé esquerdo diagonalmente à frente do joelho direito. Coloque as duas mãos no chão primeiro, depois o cotovelo esquerdo. Ambos os chutes são direcionados a um alvo frontal.
Movimentos 31-32 (Ataques Enganosos): Se você estiver de frente para um adversário e parado, pode levantar a mão de espada (Shuto) bem alto, e quando ele focar a atenção nela, feche o punho e soque para baixo. Invertendo a direção, bloqueie o pé direito do atacante atrás de você com o braço esquerdo. Novamente, inverta a direção e ataque o nível inferior com um golpe-bloqueio descendente com o punho direito. As mãos são usadas como iscas para testar a reação do oponente.
Movimentos 35-36 (Técnicas Fortes e Decisivas): Enquanto usa a mão de espada vertical (Tate Shutô Uke) para desviar o braço que soca para o lado, agarre o punho e puxe para baixo, golpeando simultaneamente para cima com a base da palma da mão direita (Teisho). Você também pode levantar o joelho direito alto e chutar enquanto ele dobra o cotovelo para trás. Essas técnicas são muito fortes e decisivas.
RECOMENDADO